Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual[1].
De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo. Exemplos: "todos os alemães são prepotentes", "todos os norte-americanos são arrogantes", "todos os ingleses são frios".
Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio.
Enquanto que o preconceito racial é considerado um crime em muitos países, muitas das vezes o bullying se mistura com o preconceito.
FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi, Thainá.
ResponderExcluirSeu blog está bonito.
Vc copiou várias informações sobre o tema preconceito. Agora não esqueça de fazer o seu resumo,com suas palavras.
Bjs
Minage
Querida Thainá,
ResponderExcluirNão esqueça de postar o seu perfil.
Kisses
Minagé.
Oi Thainá.
ResponderExcluirE você? O que vc acha que é preconceito?
Thainá.
ResponderExcluirNão esqueça de postar fotos sobre seu tema.
Bjs
Oi, Thaina.
ResponderExcluirQueria tanto que vc continuasse sua pesquisa.
Olha vc citou algo sobre bullying. Gostaria que vc desse uma olhada sobre isso e postasse no seu blog. Vale a pena, pois bullying tem muito a ver com preconceito e acontece muito nas escolas.
Bjs